Arrumando a casa

O Arrumando a Casa é um espaço para discutirmos tudo que está deixando nosso planeta de cabeça pra baixo e tentarmos ajudar a colocar as coisas nos seus devidos lugares.
" Nunca duvide que um pequeno grupo de pessoas comprometidas e engajadas seja capaz de mudar o mundo. Na verdade, sempre foram elas que mudaram o mundo."

Followers

Cidade nem tão maravilhosa assim

Postado por Line 7 de abr. de 2010 1 comentários

Meu pobre blog estava completamente abandonado, mas era por uma causa justa: último período da faculdade e todas as atenções voltadas para a monografia. Pretendia continuar longe por um tempo, até terminar a faculdade. Porém, depois do caos que virou o Rio de Janeiro, não podia deixar de postar sobre o que está acontecendo por aqui. Na verdade, alguém me explica o que está acontecendo aqui?! Em algumas horas choveu mais do que era esperado para todo o mês de Abril. A Lagoa transbordou, os rios transbordaram, as ruas viraram verdadeiros rios, peixes foram encontrados dentro das casas, carros foram arrastados, encostas caíram, casas desmoronaram e pessoas foram soterradas. Agora que a chuva deu uma trégua, a cidade é só lama e lixo por toda parte. Da zona Norte à zona Sul, nenhuma parte ficou livre do caos.
Diante de tragédias como esta, a primeira coisa que as pessoas  fazem é começar a apontar os culpados. Aí, começamos a ouvir coisas do tipo: "É culpa da prefeitura. Essa cidade está abandonada", "É falta de planejamento", "É a natureza respondendo", "É Deus castigando" e blábláblá.
Será que é difícil entender que a natureza não castiga ninguém? É simplesmente a lei da ação e reação: ela só responde ao que nós fazemos com ela. E tem mais: esta história não tem um único culpado. As autoridades vem falhando há décadas? Faltou planejamento? Concordo. Mas e aquele simples papelzinho de bala que você joga no chão? E os terrenos abandonados que viram depósito de lixo? Tudo isso contribui para entupir bueiros e agravar ainda mais a situação da cidade que já não está nada boa. Então, a população também é a grande culpada do que estamos passando.


Mas neste momento, pouco importa de quem é a culpa, o mais importante é nos mobilizarmos para ajudar todas as pessoas que ficaram desabrigadas e além disso,  as autoridades precisam agir rápido, para que, em caso de outra chuva como esta, nossa cidade e a população não sejam tão prejudicadas como foram desta vez.